Paróquia de Aguim

Encerramento da Catequese

No dia 16 de Junho a Catequese Paroquial de Aguim, fez o encerramento do ano de catequese.

Pelas 15h, os grupos de catequese, as catequistas e o Senhor Padre Torrão, encontraram-se na Junta de Freguesia, para a tardada que aí vinha, que prometia.

Tarde de calor, começamos o nosso “Peddy Papper . Preparados os grupos, que foram divididos, mais ou menos, por anos e acompanhados pela sua catequista, o Sr. Padre Torrão, entrega a cada um dos grupos o texto das “Três Pedras”, atribuindo tempo a cada um dos grupos para perceberem o significado de cada uma delas, e que, para serem conseguidas era necessário atingir objectivos.

Numa primeira fase,  inicia-se a procura de locais, mais concretamente a “Fonte do Povo”, a “Fonte do Tanque” e uma casa no “Sobreirinho”. Devidamente munidos de fotos dos locais, cada um dos grupos, segue à procura de cada um desses sítios, onde tinha que tirar uma foto de grupo para apresentar ao nosso Orientador de jogo, o Sr. Padre Torrão. E aqui começa a tarefa difícil, já que os meninos têm uma grande pedalada para correr de um lado para o outro, e as catequistas, por vezes a muito esforço, tinham que os acompanhar. Finda esta primeira fase e, que todos os grupos ultrapassaram com sucesso, cada elemento ganha uma pedra, a pedra amarela, o topázio. Amarela como a areia do deserto, e a simbolizar a FÉ.

Numa segunda fase, muitas tarefas tínhamos para realizar. Inicialmente era necessário procurar 3 palavras diferentes, as quais se encontravam em lugares distintos. A palavra “PAI” na Capela de São José, a palavra “FILHO” no Sobreirinho, e a palavra “ESPIRITO SANTO”  no Edifício da Junta de Freguesia. Mais uma tarefa difícil, pois o Sr. Padre Torrão, sem deixar sequer que as catequistas descansassem, de novo lhe dá uma tarefa destas, onde de novo voltávamos a “correr” por Aguim. Depois de conseguir cada uma das palavras, cada grupo tinha que encher um garrafão de areia, e posteriormente identificar através de imagens que nos foram dadas, os filmes a que cada passagem se referia. Finda esta etapa com sucesso, lá vinha a nossa pedra verde, a Esmeralda, verde como as folhas da palmeira a simbolizar a “ESPERANÇA”.

E porque não há duas sem três, lá vem a terceira etapa do nosso jogo, onde era necessário responder a cinco perguntas, estas sim de verdadeira catequese, as quais, os meninos, como não podia deixar de ser, responderam acertadamente, e ganham a pedra vermelha, o rubi, vermelho como o sol poente, a simbolizar a “CARIDADE”.

E como, levar para casa três coloridas pedras não era suficiente, o Sr. Padre Torrão ainda presenteou todos os participantes com uma pagela, com a frase  “O pão dos anjos fez-se pão dos peregrinos”, um mimo merecido, que esperamos nos faça meditar neste interregno da catequese.

Concluído o animado jogo, onde se aprendeu brincando, tivemos o tão esperado lanche partilhado, o qual, além de todas as crianças, catequistas e o Sr. Padre Torrão, contou ainda com a presença de alguns pais.

Acabou em verdadeira beleza o ano de catequese, e que os meninos, saibam guardar os seus troféus, (as pedras amarela, vermelha e verde), com a certeza que com a FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE, farão o seu percurso pelo Deserto e chegarão ao Paraíso.

Boas Férias!

A Catequista,

(Mónica Rita)

Sem comentários

Comentários estão fechados.