Paróquia de Aguim

Projectos… com perseverança.

1. Projectos não nos faltam. Todos nós temos projectos entre as mãos e muitas vezes não encontramos pessoas dispostas ou meios que nos ajudem a levá-los a cabo. Nunca como hoje existiram tantas possibilidades de realizarmos projectos mas sentimos que ficamos assustados com o que seja definitivo: o compromisso para sempre. É mais fácil iniciar um projecto mas torna-se mais difícil manter-se fiel a esse mesmo projecto e levá-lo até ao fim. Desgaste, rotina, cansaço vão minando os projectos. Exige-se perseverança e firmeza para que se chegue a bom porto, ao fim.

2. Neste dia 18 de Dezembro, damos início a um projecto. Este começou um dia, em reunião do conselho económico: se fizéssemos um site para a paróquia de Aguim. Com a ideia veio a pergunta: para quê? Com esta iniciativa, pretendemos ir mais longe e dizer quem somos como comunidade paroquial; pretendemos apresentar as nossas iniciativas, a forma como evangelizamos, oramos, celebramos, catequizamos e fazemos caridade; pretendemos informar, por este meio, aqueles que, sendo de Aguim, vivem fora e alguns no estrangeiro.

3. Fazemos a apresentação em dia de Nossa Senhora do Ó, padroeira na nossa paróquia. O evangelho relata-nos a Anunciação. Maria é a “escrava do Senhor”e por isso diz: “Faça-se”. Este “faça-se” sem um “mas” à mistura, um “faça-se” incondicional. Maria poderia ter dito que sim, mas se me dás razão da tua existência, se me dizes como será o que me propões, se me esclareces como vai ser a minha vida, se me dizes por quanto tempo vais precisar de mim, se me dizes porque me escolheste a mim, se me dizes o que vou ganhar com isto, se me dizes como vou resolver uma vida que já tinha marcado… Maria é um exemplo do acolhimento humilde da vontade e do projecto de Deus e convida-nos a perseverar nos nossos projectos até ao fim. Que o seu manto protector se estenda sobre nós e os nossos projectos paroquiais para que os possamos levar a bom porto.

Pe. A. Torrão

1 comentário

  1. Helena Fernandes diz:

    Apesar de não ter podido estar presente e festejar com todos este dia, onde estive rezei por todos e senti-me espiritualmente convosco.
    Faço votos que este meio de comunicação e divulgação de tudo o que pela nossa Paróquia se faz, seja próspero e comece a dar os seus frutos!

    Da minha parte, porque cresci nesta Igreja e por lá fui amadurecendo a minha fé, tenho uma coisita para vos dizer: Contem comigo! Serei Igreja convosco!